segunda-feira, novembro 06, 2006

Bolas de Berlim


Ingredientes: 450 grs de farinha; 150 grs de margarina; 75 grs de açúcar; 10 grs de fermento padeiro; 3 ovos; 1 colher de chá de sal fino; 1 limão.


Preparação: Peneire 100 grs de farinha para uma tigela e no seu meio deite o fermento de padeiro dissolvido num pouco de água morna. Misture muito bem e deixe levedar em lugar aquecido.

Peneire a restante farinha sobre a pedra da mesa, faça-lhe uma cova no meio e deite dentro o sal, o açúcar, a raspa do limão, a margarina cortada em bocadinhos, os ovos inteiros e o fermento já levedado.

Bata muito bem e quando estiver tudo muito bem amassado e a fazer bolhas forme uma bola. Coloque a massa numa tigela e deixe levedar até dobrar de volume.

Frite as bolas com o óleo pouco quante (160º, o lume deve estar no mínimo) e quando estiverem louras, retire-as com uma escumedeira.

Deixe escorrer sobre papel absorvente e passe-as por açúcar.

Nota: Estas porções dão cerca de 18 bolas.


Recheio com creme de Pasteleiro


Ingredientes: 4 ovos; 175 grs de açúcar; 1/2 colher de sopa de margarina; 2 colheres de sopa de farinha; 5 dl de leite; baunilha.


Preparação: Num tacho, coloque os ovos, a farinha, o açúcar e a margarina. Misture-os com uma colher de pau. Leve o leite aferver com a baunilha e junte-o ao preparado anterior. Leve de novo ao lume, mexendo sempre e deixe o creme engrossar, sem contudo ferver.

2 comentários:

Anónimo disse...

nem que te mates fazes umas bolas de berlim como as que comeste cá em casa.

Anónimo disse...

Mas olha que eu já provei... e é QUASE tão bom que SEXO!!!!